ATIVIDADE 3 – GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES – 52_2024
QUESTÃO 1
A Cultura de uma empresa funciona como uma impressão digital daquele ecossistema. Invariavelmente e independente da área de atuação, tamanho e região de atuação, as empresas encontram problemas para lidar com as singularidades e peculiaridades inerentes da cultura estabelecida. Isto porque existem vários elementos envolvidos, como os objetivos do dono da empresa, de seus acionistas, as crenças individuais daqueles que trabalham na empresa e isto vai se constituindo como uma teia e formando então o que ficará caracterizado como a cultura daquela empresa. É conhecido como o jeito da organização.
Fonte: HANASHIRO, Darcy Mitiko Mori; TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes; ZACCARELLI, Laura Menegon (orgs.). Gestão do Fator Humano: Uma visão baseada em Stakeholders. – 2. ed. – São Paulo: Saraiva, 2008.
A partir da leitura do material didático e das discussões realizadas assinale a alternativa que contempla o elemento que relaciona a cultura e as diretrizes relacionadas às lideranças da organização:
Alternativas
Alternativa 1 – A partir das demandas, problemas e situações do dia a dia, foram sendo testadas soluções que, se positivas em seus resultados, foram assimiladas e, se negativas, foram eliminadas.
Alternativa 2 – A cultura reflete escolhas e preferências que os criadores ou lideranças da empresa foram desenvolvendo e compartilhando com os demais membros que a foram formando ao longo de sua história.
Alternativa 3 – Os problemas de adaptação interna dizem respeito à busca por uma comunicação eficaz, a busca de membros que se adaptem, ficando bem estabelecidos os critérios de quem deve fazer parte ou ser excluído do grupo ,critérios de admissão e demissão.
Alternativa 4 – A adaptação externa, que diz respeito ao que acontece no mercado e aos meios usados para o alcance dos objetivos organizacionais. Estrategicamente falando, diz respeito ao atendimento das demandas do mercado altamente competitivo e aos ajustamentos necessários à sobrevivência da empresa nesse ambiente.
Alternativa 5 – Os problemas de adaptação externa dizem respeito à busca por novas soluções de produtos e serviços a fim de garantir um reposicionamento da marca no mercado em que a empresa busca atuação.
QUESTÃO 2
O reconhecimento do valor das pessoas, não se configura apenas estampando nas paredes e em letras garrafais, as intenções da empresa para com elas, quando explicita os principais itens do Planejamento Estratégico anual, tais como, “Negócio, Missão, Visão de Futuro, Princípios e Valores, Estratégias e Objetivos”. Precisa sim, executar na prática tudo aquilo que escreveram, o que nem sempre acontece.
Disponível em: <https://rhpravoce.com.br/colab/o-valor-das-pessoas-para-as-organizacoes/>. Acesso em: 01 mai. 2024.
Considerando o texto e os estudos sobre pessoas e organizações, analise as afirmativas a seguir.
- As organizações para terem sucesso, precisam unicamente de uma estrutura planejada, de acordo com as demandas que se apresentam em face da tecnologia, circunstâncias do mercado, diversidade de produtos e velocidade de mudanças.
II. Como bem coloca Chiavenato (2014), não é possível separar a existência das pessoas do seu trabalho, elas precisam dela não apenas para subsistir, mas para atingir os mais diversos objetivos pessoais e profissionais, terem sucesso e serem bem-sucedidas.
III. Objetivos organizacionais incluem sustentabilidade, lucratividade, produtividade, qualidade nos produtos/serviços, redução de custos, maior participação no mercado, conquista de novos mercados e competitividade.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3
Quanto ao tema treinamento e desenvolvimento de equipes existem várias metodologias e técnicas utilizadas por um grande número de empresas. A tecnologia tem mudado o cenário nos ambientes para promover a capacitação dos indivíduos e a gestão do conhecimento entre os integrantes. Araújo e Garcia (2010) apresentam exemplos de uso da tecnologia em processos de aprendizagem e desenvolvimento e que ganham cada vez mais escala, principalmente para o ganho de velocidade na troca de informações.
Fonte: ARAUJO, Luis César G. de; GARCIA, Adriana Amadeu. Gestão de Pessoas. Edição Compacta. São Paulo: Atlas, 2010.
Considerando o material de estudo, com relação ao uso de tecnologia para mediar a circulação do conhecimento, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Teleconferências/videoconferências estão cada vez mais sendo utilizadas por empresas dispersas no território, pelo Brasil e pelo mundo.
PORQUE
Esta prática diminui os gastos e amplia a difusão de conhecimento. Feita antes por telefone, hoje a internet é o seu principal meio de difusão e possibilita ampliar o número de participantes nos eventos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Quando falamos sobre a descrição de Cargos e Salários ainda existem muitas empresas com a visão ultrapassada a respeito do tema. É essencial que haja um plano claro sobre a organização do trabalho e uma adequada distribuição de tarefas e atividades para as equipes. Chiavenato (2022), ressalta que quanto mais maleável e flexível for uma estrutura organizacional, mais os cargos e tarefas poderão ser modificados e alterados de acordo com as necessidades e a transformação da empresa em seu contexto.
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel da gestão do talento humano. – 5. ed. [3ª Reimp.]. – São Paulo: Atlas, 2022
Considerando a relação entre estruturas rígidas e flexíveis, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- As estruturas rígidas, são quase imutáveis, fazendo com que os cargos sejam fixos, fechados, muito delimitados.
PORQUE
II. Quanto mais maleável e inflexível for uma estrutura organizacional, mais os cargos e tarefas poderão ser modificados e haverá uma presença marcante de equipes específicas e autogeridas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
As empresas estão constantemente admitindo novos funcionários, e isso exige delas um preparo para decisão quanto ao ingresso ou não de um candidato em sua equipe. Esse processo de seleção de pessoas deve ser bem planejado, de modo que o novo funcionário tenha a maior possibilidade de atender às suas expectativas. Contratar e reter talentos são processos vitais para as organizações.
Disponível em: < https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/importancia-da-selecao-de-pessoas-pare-de-contratar-errado/>. Acesso em: 01 mai. 2024.
A respeito da seleção de pessoas e conforme o texto, analise as afirmativas a seguir e assinale (F) para falso e (V) para verdadeiro:
- A seleção de pessoas é uma atividade que ocorre logo após o recrutamento e consiste em escolher, dentre os candidatos disponíveis, aquele que parece ser o mais adequado para a vaga existente.
- O processo de seleção envolve a aplicação de técnicas variadas para obter informações que possam ajudar a determinar se um candidato possui as competências adequadas para o trabalho em questão.
III. As organizações geralmente optam por aplicar as técnicas mais complexas e caras no início do processo de seleção, deixando as mais simples e econômicas para o final.
As afirmativas I, II e III, são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V; F; V.
Alternativa 2 – V; V; F.
Alternativa 3 – V; V; V.
Alternativa 4 – F; F; V.
Alternativa 5 – F; V; V.
QUESTÃO 6
A fim de transformar seu grupo em equipes de alto desempenho, Alice pretende estimular o empowerment em sua empresa. Para o melhor funcionamento do empowerment, é importante ter conhecimento de que a gestão é baseada no princípio de que as pessoas podem atingir ótimos resultados se forem motivadas e, também, que será mais valorizado quem estiver em contato com o cliente. De acordo com Dorsey, para que isso aconteça, Alice terá que se basear em três pilares.
CHIAVENATO, A. Comportamento Organizacional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Diante do exposto, analise as afirmativas sobre os três pilares.
- Visão do futuro, desejar, imaginar o amanhã ideal e lutar por isso.
- Apropriar-se no sentido de se sentir responsável por tudo que diga respeito às metas traçadas.
lll. Assumir o poder, acreditar que todos podem contribuir para a melhoria, que todos podem ajudar na construção desse futuro.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e lll, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 7
Quando uma organização pretende atingir máximo êxito sobre as metas e objetivos estipulados, ela precisa determinar, estrategicamente, uma gestão de pessoas eficiente e bem estruturada para favorecer um clima de trabalho agradável ao alto desempenho empresarial. É neste cenário, que a ferramenta de análise e descrição de cargos se estabelece. A descrição de cargos é um processo que detalha todas as posições dentro de uma organização.
Disponível em: <https://jrmack.com.br/por-que-fazer-uma-analise-e-descricao-de-cargos-e-funcoes/>. Acesso em: 01 mai. 2024.
Considerando o tema tratado no texto e os estudos sobre análise de cargos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A análise de Cargos pode ser definida como o processo para determinar os requisitos de deveres e responsabilidades de um cargo e o tipo de pessoa que deverá ocupá-lo.
PORQUE
- Os requisitos mentais se referem ao esforço físico necessário, assim como a concentração mental/visual, destreza ou habilidade e compleição física do indivíduo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
As empresas com bom clima e ambiente de trabalho e com melhor desempenho financeiro caracterizam-se por tipos de relacionamentos no trabalho com base em alavancas de motivadores que são : confiança na direção da empresa, orgulho do trabalho e companheirismo com os colegas. Empresas alicerçadas com o envolvimento e orientação genuína para seus empregados buscam garantir práticas e programas de Bem-Estar. Na busca de manter a motivação e o comprometimento dos trabalhadores a partir da valorização da qualidade de vida, vêm sendo desenvolvidos por várias empresas os Programas de Bem-Estar dos colaboradores.
Fonte: FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos: PRH, Conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2008.
Considerando o material de estudo, sobre os componentes de programas de Bem-Estar, avalie as afirmações a seguir:
- Dão clareza sobre as metas financeiras da empresa e garantem o aumento da produtividade e assim o Bem-Estar coletivo.
- Ajudam os funcionários a identificarem os riscos potenciais à saúde.
III. Educam os funcionários a respeito dos riscos à saúde, como hipertensão, fumo, obesidade, dieta pobre e estresse.
- Encorajam a mudança de estilos de vida por meio de exercícios e boa alimentação, com monitoramento da saúde.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV apenas.
Alternativa 2 – II e III apenas.
Alternativa 3 – I, II e III apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
Quando falamos em interdependência na relação entre pessoas e empresas, é importante lembrar que estas duas partes possuem objetivos diferentes e que em muitas situações podem até mesmo conflitar. No material de estudo são apresentados de forma bem clara quais são esses objetivos tanto do lado das empresas quanto dos indivíduos que coabitam no mesmo espaço organizacional.
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel da gestão do talento humano. – 5. ed. [3ª Reimp.]. – São Paulo: Atlas, 2022.
Com base no texto acima e no material da disciplina, assinale a alternativa que contempla os objetivos principais dos indivíduos que estão inseridos em ambientes organizacionais.
Alternativas
Alternativa 1 – Orgulho da organização, liderança liberal, autonomia para trabalhar, produtividade, sustentabilidade, conquista de novos mercados, consideração e respeito e melhores benefícios.
Alternativa 2 – Melhores salários e ganhos, estabilidade no emprego, satisfação no trabalho, autonomia para trabalhar, lucratividade e imagem e reputação no mercado.
Alternativa 3 – Sustentabilidade, lucratividade, qualidade nos produtos/ serviços, redução de custos, maior participação no mercado, conquista de novos clientes, competitividade, imagem e reputação no mercado, crescimento sustentável, produtividade, conquista de novos mercados.
Alternativa 4 – Melhores salários e ganhos, melhores benefícios, satisfação no trabalho, autonomia para trabalhar, orgulho da organização, liderança liberal, segurança no trabalho, consideração e respeito, estabilidade no emprego, oportunidades de crescimento, qualidade de vida no trabalho.
Alternativa 5 – Melhores salários e ganhos, melhores benefícios, satisfação no trabalho, autonomia para trabalhar, orgulho da organização, liderança liberal, segurança no trabalho, consideração e respeito, estabilidade no emprego, oportunidades de crescimento, produtividade.
QUESTÃO 10
Empresas inovadoras, com alta visibilidade de marca no mercado em que atua prezam e cuidam para fomentar ambientes onde o clima organizacional seja saudável. Principalmente as novas gerações têm buscado cada vez mais selecionar as empresas que oferecem o melhor ambiente de trabalho, sobressaindo até mesmo sobre o pacote de benefícios e salários. Gerenciar o clima organizacional já é visto como uma atividade essencial das lideranças e também dos gestores de recursos humanos.
Fonte: LUZ, Ricardo. Gestão do clima organizacional. – 6. ed. – Rio de Janeiro: Qualitymark, 2012.
De acordo com o texto acima e o material da disciplina, avalie as opções e assinale a alternativa correta que descreve um dos sinalizadores do clima organizacional:
Alternativas
Alternativa 1 – Absenteísmo: o baixo número de faltas e atrasos pode significar que algo não vai bem dentro da empresa.
Alternativa 2 – Avaliação de desempenho: quando a empresa utiliza um procedimento para avaliar o desempenho de seus empregados, as informações encontradas vão confirmar que o baixo desempenho de determinados colaboradores decorre de seu estado de ânimo.
Alternativa 3 – Conflitos interpessoais e intradepartamentais: essa é a forma mais oculta do clima de uma empresa. A baixa intensidade dos conflitos interpessoais e entre os diferentes departamentos da empresa é que vai determinar um clima agradável ou desagradável.
Alternativa 4 – Rotatividade, também conhecido como Turnover pode representar uma pista de que algo vai mal. Quando muito baixa, pode significar que as pessoas têm alto comprometimento com a empresa e por isto querem deixá-la.
Alternativa 5 – Fatores Externos: como, por exemplo, a situação econômica do país, o aumento do emprego, a realidade política, a ação dos sindicatos, novas legislações, entre outros, podem melhorar o clima organizacional causando insegurança, entusiasmo, receios ou satisfações.