ATIVIDADE 2 – GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES – 52_2024
QUESTÃO 1
A avaliação de desempenho é uma ferramenta muito importante em gestão de pessoas, pois tem como objetivo analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários e, assim, diagnosticar o comportamento de um colaborador durante um determinado período de tempo. Com esse diagnóstico, é possível constatar se a postura individual e coletiva do avaliado condiz com a cultura da empresa. Para realizar a avaliação de um funcionário, tem-se um processo que pode ser estruturado de forma a facilitar essa avaliação. Sobre esse processo, leia as afirmativas a seguir:
- Como primeiro passo do processo de avaliação, deve-se definir qual é o objetivo para a sua realização.
- A aplicação da avaliação só pode ser realizada após algumas etapas, dentre elas, a definição do objetivo e a definição das formas de avaliação.
III. As tomadas de decisão encontram-se na última etapa, em que as decisões são formuladas e implementadas com base nos resultados da avaliação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
Mesmo com todos os profissionais da empresa treinados igualmente, alguns podem demonstrar mais aptidão e facilidade para exercer determinada tarefa. Nesse sentido, o gestor de pessoas pode aplicar a avaliação nos colaboradores para verificar o desempenho, a atuação e a capacidade de realizar trabalhos.
JAMIL, George Leal. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
De acordo com o exposto no parágrafo anterior, leia as afirmativas abaixo:
- Uma das formas de aplicação da avaliação é o monitoramento dos colaboradores.
- A avaliação precisa ser aplicada através de métodos padronizados, transparentes e éticos com as equipes.
III. As avaliações têm como objetivo único, através dos seus dados e resultados, reduzir o quadro de funcionários, mantendo somente os que são mais produtivos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3
De acordo com Abraham Maslow, as pessoas têm um conjunto de necessidades diferentes, que sobrepõe umas às outras hierarquicamente. A partir de estudos, ele desenvolveu a teoria da pirâmide de Maslow, que pode ser usada como uma ferramenta importante para o seu RH posicionar seus funcionários de maneira que eles estejam motivados e satisfeitos e, automaticamente, produzindo melhor e crescendo na empresa.
Disponível em: https://endeavor.org.br/pessoas/piramide-de-maslow/. Acesso em 15 de mai. 2022.
De acordo com o exposto no fragmento anterior, leia as afirmativas abaixo:
- A medida que necessidades de níveis menores vão sendo satisfeitas, outras de nível mais elevados guiam o comportamento do indivíduo.
- O nível mais elevado da pirâmide é a autorrealização, onde o trabalhador percebe possui nível satisfatório de autonomia para participar das decisões da empresa.
III. Necessidades humanas podem ser dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, formando uma pirâmide onde a base são as necessidades fisiológicas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – III, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 4
Leia o excerto de texto a seguir e, posteriormente, observe a figura apresentada:
“[…] salário não é o único componente remuneratório de contraprestação do trabalho. Existem também os benefícios, que acabam se somando àquele e compondo a chamada remuneração, bem como poderão existir outras verbas de crédito a acrescentar, como, por exemplo: componentes de remuneração variável, adicionais, horas extras, gratificações, bônus, comissões etc.”.
Fonte: MARRAS, J. P. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 91–92.
Figura 1 – Fatores que afetam a composição de salário
Fonte: BOHLANDER, G.; SNELL, S. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Cengage Learning, 2010. p. 346.
Com base no exposto e considerando a composição da remuneração total de um trabalhador, analise as afirmativas a seguir:
- Seguros de vida e saúde são considerados benefícios.
- Premiações por reconhecimento e participações nos lucros da organização são incentivos salariais.
III. Atividades perigosas possuem um adicional de 30% na remuneração dos trabalhadores que as realizam.
- Funções que apresentam riscos ou perigo aos trabalhadores possuem fatores adicionais incluídos na remuneração.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
“Enquanto as organizações preocupam-se em ser mais competitivas, produzindo mais e melhor a custos menores, os empregados buscam no interior das empresas onde trabalham a compensação do estresse causado pela busca frenética de resultados. A conscientização do desejo de ‘viver qualitativamente melhor’ é algo patente e palpável para a grande massa dos trabalhadores. É sabido que os sindicatos inseriram no seu discurso dos anos 80 e também em suas pautas de reivindicações a questão da qualidade de vida no trabalho. Algumas universidades, como a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, incluíram em seus currículos de RH uma disciplina com esse objetivo. Por outro lado, diversas organizações (principalmente as multinacionais) já estão desenvolvendo programas de treinamento e políticas ajustadas a atender especificamente essa necessidade. Isso prova que sob este título encontra-se uma das principais questões a serem estudadas e resolvidas, no limiar do próximo século, no âmbito empresarial, pela área de recursos humanos”.
Fonte: MARRAS, J. P. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 31.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A participação ativa é um componente da qualidade de vida no trabalho.
PORQUE
- O trabalhador se sente engajado e útil em suas atribuições ao participar ativamente delas.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
A gestão das pessoas passou por várias transformações ao longo do tempo, tendo diferentes sentidos, abrangências e significados para as organizações. Na Era da Industrialização Clássica (1900 / 1950) as pessoas eram consideradas apenas recursos de produção, assim como os demais recursos organizacionais: as máquinas, os equipamentos e o capital. Era o homem quem deveria ser ajustado às máquinas e não o contrário. Nessa era o termo Gestão de Pessoas ainda não era empregado. As mudanças mais expressivas, ainda no que podemos definir como origens da atual gestão de pessoas, foram propostas em estudos de dois pesquisadores célebres, Henri Fayol (França, 1841–1925) e Frederick Taylor (1856 – 1915). Nos trabalhos de ambos, havia a busca de quais aspectos?
Assinale a alternativa correta que contempla o que buscavam os estudos de Henri Fayol e Frederick Taylor.
Alternativas
Alternativa 1 – Aplicação de processos que permitissem a melhor compreensão e administração de fatores e perspectivas de como as pessoas poderiam ser consideradas nos arranjos empresariais.
Alternativa 2 – Aplicação de relações industriais que permitissem a melhor compreensão e administração de fatores e perspectivas de como as pessoas poderiam ser consideradas nos arranjos empresariais.
Alternativa 3 – Aplicação de métodos científicos de pesquisa que permitissem a melhor compreensão e administração de fatores e perspectivas de como as pessoas poderiam ser consideradas nos arranjos empresariais
Alternativa 4 – Aplicação de relações departamentais que permitissem a melhor compreensão e administração de fatores e perspectivas de como as pessoas poderiam ser consideradas nos arranjos empresariais
Alternativa 5 – Aplicação de processor comportamentais que permitissem a melhor compreensão e administração de fatores e perspectivas de como as pessoas poderiam ser consideradas nos arranjos empresariais .
QUESTÃO 7
Estudiosos da área de gestão de pessoas apontam que cinco são os processos que abrangem os subsistemas que caracterizam a área de Gestão de Pessoas. Cada processo articula-se com um subsistema, indicando que os processos que são interdependentes e encadeados. Considerando isso analise os processos de gestão de pessoas listados abaixo.
(_) processo de desenvolver pessoas.
(_) processo de monitorar as pessoas.
(_) processo de aplicar pessoas.
(_) Processo de remunerar pessoas.
(_) processo de agregar pessoas.
Considerando Recrutamento, seleção e integração de novos colaboradores = (R&S), Modelagem do trabalho, Avaliação de desempenho. (MAD), Remuneração, Benefícios, Incentivos (RPI), Treinamento, aprendizagem, desenvolvimento e gestão do conhecimento. (T&D) e Sistemas de informações gerenciais (SIG), assinale a alternativa que contemple a correta correlação entre os subsistemas de Gestão de Pessoas e seus respectivos processos.
Alternativas
Alternativa 1 – T&D; SIG; MAD; RPI e R&S.
Alternativa 2 – T&D; SIG; RPI; MAD e R&S.
Alternativa 3 – T&D; R&S; MAD; RPI e SIG.
Alternativa 4 – ) R&S; SIG; MAD; RPI e T&D.
Alternativa 5 – T&D; SIG; MAD; RDI e R&S.
QUESTÃO 8
“O cenário da gestão de pessoas nas organizações e empresas ascendeu de atividades operacionais e legisladas para ações corporativas estratégicas. As responsabilidades dos profissionais envolvidos, que tiveram como origem o “registro em carteira”, ampliaram-se para: qualidade pessoal, qualificações culturais, competências tecnológicas, responsabilidade empresarial e cidadania. Essas mu- danças derivam da nova economia: da era digital, dos novos paradigmas na gestão organizacional.
Empresas são feitas de pessoas para pessoas. A pedra fundamental da gestão de pessoas está na contribuição conceitual e prática para uma vida humana mais saudável e com resultados legítimos de produtividade, qualidade e desenvolvi mento e competitividade sustentável.”
Fonte: FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012, p. 1.
De posse das informações apresentadas e considerando a definição das funções da Gestão de Pessoas em organizações, em processos, analise as afirmativas a seguir:
- Os treinamentos fazem parte do processo de desenvolver pessoas.
- Os benefícios e os incentivos fazem parte do processo de agregar pessoas.
III. Os relacionamentos trabalhistas referem-se ao processo de remunerar pessoas.
- O recrutamento e a integração de novos funcionários referem-se ao processo de manter pessoas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
As mudanças mais expressivas, ainda no que podemos definir como origens da atual gestão de pessoas, foram propostas em estudos de dois pesquisadores célebres, Henri Fayol (França, 1841-1925) e Frederick Taylor (1856-1915). Nos trabalhos de ambos, havia a busca pela aplicação de métodos científicos de pesquisa que permitissem a melhor compreensão e administração de fatores e perspectivas de como as pessoas poderiam ser consideradas nos arranjos empresariais. Fayol disse que é necessário introduzir o método experimental, isto é, observar, recolher, classificar e interpretar os fatos. Instituir experiências. Impor regras.
Considerando as teorias Científica e Clássica da Administração analise as afirmações a seguir:
- O pioneiro da Teoria Clássica, Henri Fayol, é considerado junto com Taylor um dos fundadores da moderna Administração.
- Preocupou-se em definir as funções básicas da empresa, o conceito de administração, bem como os princípios gerais da administração.
III. Para Fayol existe uma proporcionalidade da função administrativa que se reparte por todos os níveis da empresa.
- Na Teoria científica não havia a aplicação de métodos científicos de pesquisa.
Estão corretas as afirmações:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – III e IV, apenas.
QUESTÃO 10
Pessoas e organizações têm papeis importantes quando se fala em gestão de carreiras de acordo com Dutra (2002), dois rumos diferentes:
(a) O papel da pessoa na gestão de sua carreira e de sua competitividade profissional;
(b) O papel da organização no estímulo e suporte ao desenvolvimento da carreira da pessoa.
Assinale a alternativa que remete ao trabalho cotidiano do gestor de pessoas:
Alternativas
Alternativa 1 – Histórico de vida de gestores das empresas clientes.
Alternativa 2 – Definição de valores de vendas dos produtos finais aos clientes.
Alternativa 3 – Definição do acervo da biblioteca operacional da empresa
Alternativa 4 – Remuneração dos trabalhadores é um campo de extrema dedicação do gestor de pessoas.
Alternativa 5 – Notas dos profissionais da empresa em cursos superiores frequentados