ATIVIDADE 2 – GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA – 52_2024
QUESTÃO 1
O inventário periódico é um método de controle de estoque que envolve a contagem física dos itens em intervalos regulares, determinados pela gestão da empresa. Essa abordagem não requer o uso de tecnologias avançadas, como códigos de barras ou sistemas computacionais especializados, sendo que as informações são geralmente registradas manualmente. Embora seja um método mais simples, ainda assim permite o acompanhamento do estoque e o cálculo do custo dos materiais utilizados durante o período determinado.
Neste contexto, examine a situação apresentada a seguir:
A empresa Gamma Ltda comercializa somente um modelo de sofá, em 31 de dezembro de 2023 paralisou suas atividades comerciais para realizar o Inventário Periódico do seu estoque. Após a contagem física das suas unidades em estoque chegou ao montante do Estoque Final de R$150.000,00. A empresa havia registrado na sua contabilidade o Estoque Inicial deste produto, em 01 de janeiro de 2023, o montante de R$80.000,00, e ao longo do período de 2023 somou em Compras o montante de R$190.000,00.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
De acordo com as informações disponíveis e considerando o método de controle de estoque o sistema de inventário periódico, pode-se afirmar que o Custo dos Produtos Vendidos (ou Consumo de Materiais) neste período foi de:
Alternativas
Alternativa 1 – R$120.000,00.
Alternativa 2 – R$190.000,00.
Alternativa 3 – R$70.000,00.
Alternativa 4 – R$40.000,00.
Alternativa 5 – R$80.000,00.
QUESTÃO 2
Suponha que você foi contratado para analisar o custo de uma padaria chamada “Doce Vida”, que fica localizado no Centro de São José do Rio Preto. Uma de suas atribuições é fazer o cálculo dos pães e salgados que são produzidos pela padaria para que os mesmos possam ser precificados. Você listou os seguintes itens:
a.Matéria-Prima para produção dos pães e salgados;
b.Salário do Padeiro;
c.Seguro do imóvel da padaria;
d.Depreciação das máquinas e equipamentos da padaria;
e.Salário do administrador da padaria;
f.Salário do contador.
Elaborado pelo professor, 2021.
Diante dos itens apresentados acima, assinale a sequência correta de classificação dos itens como C (Custo) e D (Despesas):
Alternativas
Alternativa 1 – C, C, D, C, D, D.
Alternativa 2 – C, C, D, D, C, C.
Alternativa 3 – C, D, D, C, C, C.
Alternativa 4 – D, C, C, C, D, D.
Alternativa 5 – D, D, C, C, C, D.
QUESTÃO 3
Para microempreendedores, o custo fixo e o custo variável são um dos mais importantes para seu negócio, afinal, é com base neles que os gastos são gerenciados e a saúde financeira do caixa é garantida. Os custos envolvem todos os gastos que estão ligados à produção de seus produtos ou serviços oferecidos, ou que são necessários para dar andamento ao negócio. Sendo assim, se trata do gasto necessário para ter sua empresa e produzir o que você vende aos seus clientes.
Disponível em: <https://aliancaempreendedora.org.br/tamojunto/custo-fixo-custo-variavel-o-que-e/> Acesso em 19 Ago. 2022.
Considerando a temática abordada, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Os custos variáveis totais aumentam ou diminuem de acordo com a quantidade produzida no período.
PORQUE
- Se a produção aumenta, o custo variável total aumentará e se a produção diminuir, o custo variável total se reduzirá na mesma proporção.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
A pizzaria “Delícias Italianas” é responsável pela produção de pizzas e calzones. No período de janeiro de 20×1, o total da produção foi de 4.000 pizzas e 2.000 calzones.
Os custos indiretos do mês foram de R$4.500,00, mas, além desses, outros custos ainda existiram especificamente para cada um dos produtos:
Com base nas informações apresentadas pela empresa, o custo total (MOD + MD + CIP) atribuído as Pizzas e ao Calzones, utilizando como critério de rateio a quantidade produzida, foram, respectivamente, de:
Alternativas
Alternativa 1 – R$3.000,00 e R$1.500,00.
Alternativa 2 – R$8.900,00 e R$2.900,00.
Alternativa 3 – R$15.400,00 e R$6.150,00.
Alternativa 4 – R$18.400,00 e R$7.650,00.
Alternativa 5 – R$19.900,00 e R$10.650,00.
QUESTÃO 5
No contexto da gestão de custos e formação de preço de venda, é essencial compreender os diferentes elementos que contribuem para o valor percebido pelo consumidor em uma transação comercial. Além do preço monetário do produto, fatores como tempo, energia e tensão psicológica desempenham um papel crucial nas decisões de compra. Entender essa dinâmica ajuda as empresas a adotarem estratégias de precificação mais eficazes e a oferecerem valor agregado aos clientes.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
Neste contexto, acerca da compreensão de valor no contexto social, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O valor percebido pelos consumidores em uma transação comercial corresponde à quantidade de recursos que estão dispostos a transferir para adquirir produtos ou serviços.
PORQUE
Neste valor percebido, além do componente monetário, que inclui o preço pago pelo produto, existem também componentes não monetários, como os custos de tempo, energia e psicológico envolvidos na aquisição e uso do produto.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Entender a terminologia específica da Contabilidade de Custos é crucial para uma análise precisa e uma comunicação eficaz dentro do campo financeiro. A definição clara desses termos não apenas padroniza os conceitos, mas também facilita a interpretação dos dados e a tomada de decisões estratégicas nas organizações.
Considerando essa perspectiva, examine a situação apresentada a seguir:
A empresa Alpha possui em seu ativo imobilizado um veículo mais antigo utilizado no seu departamento de Vendas e Logística, apesar de ainda operar bem, consome muito combustível e requer manutenção frequente devido a problemas recorrentes.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
O gasto com a manutenção do veículo atual e o gasto com a aquisição de um novo veículo para substituí-lo devem ser tratados, respectivamente, como:
Alternativas
Alternativa 1 – Custo e Desembolso.
Alternativa 2 – Investimento e Custo.
Alternativa 3 – Despesa e Desembolso.
Alternativa 4 – Despesa e Investimento.
Alternativa 5 – Desembolso e Investimento.
QUESTÃO 7
Para 88% dos empresários, custos e burocracias do Brasil são barreiras ao crescimento de suas empresas !
O conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas, trabalhistas e econômicas que atrapalham o crescimento do País, conhecido como Custo Brasil, é considerado por 9 em cada 10 empresários brasileiros como uma barreira ao crescimento de suas empresas. É o que aponta pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Em Mato Grosso, os dados foram divulgados pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, a CDL.
Os maiores problemas relatados pelos empresários entrevistados são: os juros altos (44%), excesso de burocracia para abrir/manter/fechar empresas, contratação e dispensa de funcionários (34%), alta carga tributária sobre fabricação e venda de produtos/serviços (32%) e alto custo para empregar/tributação elevada da folha de pagamento (32%).
Fonte: https://www.diariodecuiaba.com.br/economia/para-88-dos-empresarios-custos-e-burocracias-do-brasil-sao-barreiras-ao-crescimento-de-suas-empresas/593177 Acesso em 03 Nov, 2021
O gasto com o pessoal é calculado da mesma forma, independentemente de ser um custo ou uma despesa, possui uma participação significativa nos gastos das empresas, por isto é importante calcular de forma correta esse tipo de gasto.
Sobre a forma de cálculos dos gastos com trabalhador nas empresas, analise as afirmativas a seguir.
- Para calcular o número máximo de dias que o trabalhador irá oferecer a empresa você deve tomar como parâmetros 365 dias no ano deduzido dos dias de repousos semanais remunerados que dá 48 dias, deduzidos dos dias de férias e feriados.
- Para saber o número máximo de horas à disposição do empregador por ano, você deve multiplicar o número máximo de dias à disposição do empregador e multiplicar pela jornada de trabalho diária medida em horas.
III.No levantamento dos gastos com pessoal é importante incluir o valor das férias, 13° salário, os impostos e benefícios para saber o quanto trabalhador custa para a empresa.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 8
A formação de preços ultrapassa a simples definição de um valor monetário para um produto ou serviço, perpassando elementos de competitividade, mercado, demanda, produtos substitutos, relevância para o cliente/usuário.
JUNG, P.; DALL’AGNOL, R. Formação de preços em hotelaria: um estudo de caso. Revista Turismo – Visão e Ação – Eletrônica, v. 18, n. 1, p. 106-133, 2016.
Diante disso, o preço passa a ser o montante monetário que os consumidores, tais como pessoas e organizações, estão dispostas a trocar pela aquisição de um produto, uma mercadoria ou pela prestação de serviços. Considerando as informações obtidas no texto, o preço estará limitado entre: Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Custo e valor.
Alternativa 2 – Recurso e lucro.
Alternativa 3 – Apuração e valor.
Alternativa 4 – Formação e venda.
Alternativa 5 – Classificação e gestão.
QUESTÃO 9
O cálculo e análise do ponto de equilíbrio desempenham um papel crucial na gestão financeira de uma empresa, permitindo identificar o ponto em que as receitas igualam os custos, indicando assim o mínimo de vendas necessárias para cobrir todos os gastos. Essa informação é essencial para tomar decisões estratégicas, como estabelecer metas de vendas realistas, determinar preços de produtos e serviços e avaliar a viabilidade de novos empreendimentos. Ao entender o ponto de equilíbrio, os gestores podem planejar com mais segurança e eficácia o futuro financeiro da empresa.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
A partir do conteúdo apresentado e das lições ministradas pelo professor na disciplina, sobre o Ponto de Equilíbrio, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Atualmente, existem três tipos de Ponto de Equilíbrio: Contábil, Financeiro e Econômico.
Alternativa 2 – O conceito de Ponto de Equilíbrio não é aplicável em empresas que oferecem mais de um produto, modelo ou tamanho.
Alternativa 3 – O Ponto de Equilíbrio Econômico representa o nível de atividade necessário para cobrir todas as despesas e custos da empresa, sejam eles fixos ou variáveis.
Alternativa 4 – O Ponto de Equilíbrio Contábil é capaz de determinar o patamar de atividades necessário para cobrir apenas as despesas fixas e os custos fixos de uma empresa.
Alternativa 5 – O Ponto de Equilíbrio Financeiro inclui os gastos com depreciação e amortização, pois tais despesas impactam diretamente o caixa da empresa, sendo consideradas desembolsáveis.
QUESTÃO 10
Os custos podem ser classificados em diretos, quando são facilmente alocados ao produto, sem qualquer critério de rateio e que tenham o consumo quantificável a cada unidade produzida (PEREZ JUNIOR et al., 2012). Já os custos indiretos são os que fazem parte do processo produtivo não estando vinculados ao produto, e também não podem ser quantificados a cada unidade produzida. Ainda, os custos indiretos correspondem aqueles que utilizam métodos de rateio para ser alocada a peça (CREPALDI, 2009; BORNIA, 2010).
DREHMER, D.; RAMOS, D. B. Elaboração de custos para formação de preço de venda. Anais IX Seminário de Iniciação Científica Curso de Ciências Contábeis da FSG, v. 5, n. 1, p. 192-202, 2014.
Assim sendo, o custo é o gasto que uma empresa possui em um processo produtivo para produzir um bem ou serviço. Diante do exposto e com base nas aulas ministradas pelo professor, é correto afirmar que o custo se refere:
Alternativas
Alternativa 1 – A medida de resultados, mensuração dos problemas, falhas e possível erros no processo de produção.
Alternativa 2 – Ao planejamento estratégico de uma empresa que busca resultados promissores em seu processo de produção de bem ou serviço.
Alternativa 3 – A realidade de uma empresa frente a gestão empresarial que busca mensurar falhas e corrigir possíveis erros cometidos por falhas humanas e estruturais.
Alternativa 4 – Ao gasto em um bem ou serviço de projetos planejados a partir da construção de estratégicas que envolvem colaboradores em um empreendimento logístico no processo de fabricação.
Alternativa 5 – Ao gasto em um bem ou serviço que será utilizado na produção de um produto, como matérias-primas, pessoal de produção e os diversos gastos de uma fábrica, assim como os fretes e seguros para receber estas matérias-primas.