ATIVIDADE 1 – GIMOB – AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA – 54_2024
A disciplina de Avaliação Imobiliária nos possibilita a compreensão das muitas finalidades dessa operação imobiliária tão valiosa que serve de base para todas as outras. O profissional sem dúvida desenvolverá o seu trabalho com mais segurança à medida que for tendo mais experiência e conhecimento.
Em muitas situações são colocadas em prova a competência do corretor ou do gestor de negócios imobiliários para realização de avaliação de imóveis. Sempre existiu um movimento principalmente dos profissionais da engenharia civil para retirar o direito de corretores e gestores imobiliários de atuar como avaliadores.
Os engenheiros, arquitetos e oficiais de justiça coletam amostras do mercado imobiliário. Quem determina o valor a ser colocado em anúncios e publicidade são os proprietários, por esse motivo o corretor de imóveis é o detentor das informações mais reais e precisas. Pode acontecer do proprietário solicitar que o imóvel seja anunciado por valor bem superior ao praticado no mercado e esse imóvel ser coletado como amostra. Apenas um corretor ou um gestor de imóveis terá conhecimento para saber que essa amostra vai comprometer a determinação do valor de mercado.
Na maior parte das vezes, quando o cliente nos procura, já tem em mente o valor que pretende anunciar o imóvel, tanto para venda quanto locação. Esse valor pode não ser condizente com a lei da oferta e da procura, por isso nem sempre podemos utilizar todas as amostras coletadas.
É preciso ter conhecimento e cautela para realizar um bom trabalho de avaliação. Todos os elementos estudados precisam ser considerados e analisados. É fundamental que o resultado do nosso trabalho chegue o mais próximo possível da realidade mercadológica.
O nosso livro didático, as aulas, bem como pesquisas adicionais serão bem importantes na realização dessa atividade que envolve a Avaliação Imobiliária.
Sabendo como é importante desenvolver a sua carreira, leia atentamente o texto a seguir e realize a atividade proposta.
Corretores alagoanos são contra Projeto de Lei que exclui consultores imobiliários de realizar avaliações de imóveis
Por Claudio Bulgarelli – Tribuna Hoje
02/02/2024 12h24
Em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 2288/2021, que exclui os corretores de imóveis de realizar avaliação de imóveis, sem considerar o conhecimento técnico e mercadológico destes profissionais do mercado imobiliário, responsável por realizar avaliações mais justas, já está causando polêmica e muita indignação. A campanha lançada a nível nacional pelo COFECI, que é o Conselho Federal de Corretores de Imóveis, e abraçada pelo CRECI Alagoas, coloca em dúvida a validade do PL, bem como sua execução se aprovado.
Os corretores questionam, por exemplo, como ficará o uso do CNAI, que é o Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários, que é uma inscrição realizada e mantida pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis. O profissional avaliador de imóveis precisa dessa inscrição para atuar no mercado. E para isso é necessário seguir as orientações do COFECI e realizar a formação em curso específico, além de que, o corretor de imóveis deve ser no CRECI de seu Estado.
O atual delegado distrital do CRECI da Rota Ecológica, que abrange os municípios de São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Passo do Camaragibe, discorda do PL no que tange essa discriminação com a classe imobiliária. “Os corretores de imóveis não só potencializam o mercado imobiliário, como também tem o curso de formação técnica, validado pelo Conselho Federal. E é no da conclusão do curso, que se obtém o CNAI, que lhe permite contribuir nos laudos de avaliação mercadológica do imóvel´´.
Já o presidente do CRECI Alagoas, Sérgio Cabral, assegura que os corretores contam com apoio da bancada federal de Alagoas. “Estamos pedindo diretamente ao ilustre presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Arthur Lira, que não permita esta exclusão da classe de corretores da avaliação de imóveis no Brasil´´.
Fonte: https://bit.ly/3XWDtXY. Acesso em: 15 out. 2024.
A partir das informações apresentadas no texto, com base nas aulas ministradas, no livro e demais informações, argumente com suas próprias palavras por qual motivo o corretor e o gestor imobiliário são competentes para realizar a avaliação de um imóvel.
Atenção:
– Faça uma boa leitura do Tema 1.
– Argumente formalmente com suas próprias palavras.
– Sua resposta deve ter entre 7 e 10 linhas de argumentação.
– Textos que apresentarem cópias sem referência serão zerados.