ATIVIDADE 1 – DESIGN EDUCACIONAL E INOVAÇÕES – 54_2024
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas situações de aprendizagem tem transformado significativamente as metodologias aplicadas em sala de aula, promovendo uma interação mais intensa entre professores e alunos. Essa integração tecnológica fortalece a relação entre educadores e estudantes, incentivando os alunos a assumirem o protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. O papel do professor, portanto, evolui de mero transmissor de conhecimento para mediador e facilitador, capaz de monitorar o desenvolvimento individual dos estudantes. As TICs permitem que o professor acompanhe o progresso dos alunos de forma mais personalizada, conectando novos conhecimentos às experiências prévias de cada estudante. Essa mudança facilita um ambiente educacional mais dinâmico e adaptável às necessidades individuais, promovendo uma aprendizagem mais significativa e contínua.
Além disso, a incorporação das TICs no ambiente escolar torna a sala de aula mais atrativa para crianças e jovens, que estão imersos em tecnologias no seu dia a dia. A familiaridade dos estudantes com jogos digitais, smartphones, computadores e redes sociais torna-se uma vantagem quando essas ferramentas são integradas de maneira sistemática ao processo educativo. Essa abordagem não apenas agrega os conhecimentos adquiridos socialmente, mas também amplia as possibilidades de interação entre os alunos, tornando o aprendizado mais envolvente e relevante. As TICs possuem um enorme potencial para a educação, especialmente no ensino de Ciências, ao proporcionar recursos inovadores que facilitam a compreensão e a aplicação prática dos conteúdos. Dessa forma, as TICs não só modernizam o ensino, mas também enriquecem a experiência educativa, preparando os alunos para um mundo cada vez mais digitalizado.
Elaborado pelo autor.
Considerando o material didático e as informações apresentadas acima, elabore um texto dissertativo (de no mínimo 10 e no máximo 15 linhas) respondendo à seguinte pergunta: como as Tecnologias de Informação e Comunicação podem contribuir para a Educação Maker no ambiente escolar?
ORIENTAÇÕES OBRIGATÓRIAS:
- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café.
– Escreva seu texto contendo no mínimo 10 e no máximo 15 linhas.
– A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, bem como cópias indevidas de quaisquer textos e/ou websites.
– Orienta-se que não utilize citações diretas na atividade de estudo 1.
– Lembre-se: caso faça citações indiretas e referências, siga as normas da ABNT (orientações na Sala do Café).
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-la.
– Seu texto deve ser escrito no próprio campo em branco a seguir da Atividade 1 (caixa de resposta).
- Caso esteja escrevendo a resposta pelo celular, considere o dobro de linhas, tendo em vista que a tela do celular é menor.
– Desconsidere espaçamentos entre linhas, tipo e tamanho de fonte e demais formatações (a caixa de resposta não permite formatações).
- ATENÇÃO! Após “Finalizar” a atividade, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.