ATIVIDADE 3 – GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA – 52_2024
QUESTÃO 1
Os métodos de avaliação de estoques objetivam exclusivamente separar o custo dos produtos entre o que foi vendido e o que permaneceu em estoque. Representa uma parcela extremamente importante no processo de controle de custos. Por fim, o que se denomina método de avaliação de estoque engloba, exclusivamente, procedimentos necessários ao registro da movimentação dos estoques. Os critérios mais conhecidos para a avaliação dos estoques, segundo o RIR/2018, são: o preço específico, custo médio e o PEPS (Crepaldi; Crepaldi, 2023).
Fonte: CREPALDI, S. A.; CREPALDI, G. S. Contabilidade de Custos. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2023.
Considerando o texto apresentado, a Loja Boas Vendas Ltda, revende o produto X e apresentou a seguinte movimentação no seu estoque referente ao mês de Janeiro de 20×1:
De acordo com os dados apresentados e as características de cada critério de avaliação de estoques, analise as sentenças a seguir:
I. O custo total computado com a venda do produto X pelo método de avaliação de estoques Média Ponderada Móvel foi de R$1.237,50.
II. O custo total computado com a venda do produto X pelo método de avaliação de estoques Último que Entra, Primeiro que Sai foi de R$1.400,00.
III. O custo total computado com a venda do produto X pelo método de avaliação de estoques Primeiro que Entra, Primeiro que Sai foi de R$ 900,00.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
A formação do preço de venda segundo Souza e Diehl (2009) é difícil e complexa, pois de um lado está à empresa necessitando de um lucro e já com um custo inicial unitário do produto, e de outro está o cliente que já impôs um limite de preço que está disposto a pagar.
CAMINI, A. L.; MORAWSKI, C. T.; BRIGHENTI, J. Formação do preço de venda em indústrias moveleiras da região oeste de santa catarina. Revista Tecnológica, v. 6, n. 1, p. 135-151, 2017.
Segundo a literatura, nas sociedades baseadas no escambo, ausentes de moeda metálica ou de papel, alguns produtos e mercadorias passaram a ser mais procurados do que outros devido às suas utilidades. Com base nas informações apresentadas acima, é correto afirmar que o texto refere-se a (ao). Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Moeda-mercadoria.
Alternativa 2 – Investimento direto.
Alternativa 3 – Conservação de mercado.
Alternativa 4 – Formação de preços marítimos.
Alternativa 5 – Moeda de armazenamento regional.
QUESTÃO 3
Suponha que você é proprietário de uma fábrica de sapatos masculinos no interior de Santa Catarina, na região de Brusque, e sentiu a necessidade de fazer um análise econômico-financeira da indústria, visto que você pretende buscar investidores para se tornarem sócios da fábrica e desta forma expandir o seu negócio. Uma das informações que você quer saber é se as vendas aumentarem, qual o impacto deste aumento no lucro da empresa? Para isto você deve calcular o grau de alavancagem da empresa. As informações financeiras da empresa são:
(Valores mensais)
Período analise |
Vendas |
(-) Gastos variáveis |
(=) Margem de contribuição |
(-) Gastos Fixos |
(=) Resultado |
1 |
R$ 300.000 |
R$ 100.000 |
R$ 200.000 |
R$ 90.000 |
R$ 110.000 |
Elaborado pelo professor, 2021.
Com base nas informações apresentadas na tabela acima, calcule o grau de alavancagem operacional e assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Para cada ponto percentual de variação no volume de vendas a partir do primeiro período, o resultado das empresas aumentará 1,81 vezes esse percentual.
Alternativa 2 – Para cada ponto percentual de variação no volume de vendas a partir do primeiro período, o resultado das empresas aumentará 2,13 vezes esse percentual.
Alternativa 3 – Para cada ponto percentual de variação no volume de vendas a partir do primeiro período, o resultado das empresas aumentará 2,9 vezes esse percentual.
Alternativa 4 – Para cada ponto percentual de variação no volume de vendas a partir do primeiro período, o resultado das empresas aumentará 3 vezes esse percentual.
Alternativa 5 – Período, o resultado das empresas aumentará 2,13 vezes esse percentual. Para cada ponto percentual de variação no volume de vendas a partir do primeiro período, o resultado das empresas aumentará 2,2 vezes esse percentual.
QUESTÃO 4
Preço é quanto o cliente paga pelo produto ou serviço. Já o valor é o que ele ganha ao adquirir aquele produto ou serviço. De forma prática, o preço é quanto o cliente paga por um produto ou serviço. Ele pode variar de acordo com o valor de produção ou com a lei da oferta e da demanda, que diz que quanto mais gente procurando um item, mais caro ele vai ficar. O valor é o quanto aquele produto representa para o cliente. É um conceito mais subjetivo, já que ele pode mudar de pessoa para pessoa.
Fonte: https://blog.pagseguro.uol.com.br/diferenca-entre-preco-valor/. Acesso em: 14 ago. 2023.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Consumidores que optam pela compra de produto com custo financeiro maior, o fazem sabendo que economizaria tempo ou teria estacionamento, ar condicionado, atendimento especializado, entre outros.
PORQUE
- Produtos que geram valor para quem compra, podem ter preços mais altos, já que o benefício que eles trazem faz “valer a pena” o seu custo de aquisição.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
Custo – Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. O Custo é também um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custo, no momento da utilização dos fatores de produção (bens e serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço. Exemplos: a matéria-prima foi um gasto em sua aquisição que imediatamente se tornou investimento, e assim ficou durante o tempo de sua Estocagem; no momento de sua utilização na fabricação de um bem, surge o Custo da matéria-prima como parte integrante do bem elaborado. Este, por sua vez, é de novo um investimento, já que fica ativado até sua venda (Martins, 2018).
Fonte: MARTINS, E. Contabilidade de Custos. Grupo GEN, 2018.
Neste contexto, considere os seguintes Custos que ocorreram em determinado período na empresa Beta Ltda, uma indústria de Móveis de madeira (mesas e cadeiras):
Consierando a análise dos custos apresentados, analise as sentenças a seguir:
I. Dos 8 itens de Custos do relatório da empresa Beta, 6 são classificados como Custo Indireto e 2 são classificados como Custo Direto.
II. É possível afirmar, de acordo com as informações disponíveis, que ao menos 4 Custos são classificados como Custo Fixo, sendo eles: mensalidade da Segurança da fábrica, aluguel da estrutura da Fábrica, mensalidade do seguro dos equipamentos da fábrica e Imposto predial da fábrica.
III. Os gastos mensais com a Matéria-prima: madeira e salários e encargos dos funcionários da fábrica são classificados como Custo Fixo, pois são valores que ocorrerão todo mês e deverão ser pagos para que o processo produtivo continue produzindo.
IV. Os gastos mensais com Mensalidade da Segurança da fábrica, mensalidade do seguro dos equipamentos da fábrica e Imposto predial da fábrica devem ser classificados como Despesa, pois não estão ligados diretamente no Processo produtivo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 6
O Brasil tem o sistema tributário mais complexo e caro do mundo, segundo o ranking internacional do Tax Complexity Project, desenvolvido por universidades alemãs (a LMU, de Munique, e de Paderborn) que medem a complexidade tributária enfrentada por cada país. De acordo com a Receita Federal Brasileira, entre os mais de 60 impostos, federais, estaduais e municipais, a burocracia tributária consome cerca de R$ 150 bilhões por ano das empresas, e a carga de tributos chega a ultrapassa 32% do PIB nacional.
Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/planejamento-tributario-ajuda-a-minimizar-o-impacto-dos-tributos-e-possibilita-aumentar-o-lucro-das-empresas,34dd520f33c67c1e61f27ca310bf6550varzkn3r.html Acesso em 03 Nov. 2021
Diante do apresentado no texto acima é necessário que todo empreendedor tenha conhecimento dos regimes tributários, especificamente aquele em que a sua empresa se enquadra. Sobre os regimes tributários atuantes no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
- Quando os tributos sobre o faturamento são não cumulativos, e o IRPJ e o CSLL são calculados sobre o resultado efetivo, a apuração do tributo é sobre o Lucro Real.
- Apuração dos tributos pelo Lucro Presumido ocorre quando todos os tributos incidentes sobre faturamento, resultado e folha de salários são centralizados em apenas uma alíquota aplicada sobre o faturamento.
III.A apuração dos tributos pelo Simples Nacional ocorre quando os tributos sobre o faturamento são cumulativos (exceto o IPI e ICMS), e o IRPJ e o CSLL são calculados sobre uma presunção de resultado pelo faturamento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 7
Na gestão financeira de uma empresa, compreender o conceito de ponto de equilíbrio contábil e financeiro é fundamental. Este indicador permite analisar o momento em que os custos e despesas são totalmente cobertos pela receita, indicando a viabilidade financeira do negócio.
Neste contexto, a empresa Sigma Ltda, produz um único produto que é vendido, em média, por R$ 500,00 cada unidade e apresentou as seguintes informações financeiras referentes ao mês 01/20×1:
Com base nas informações apresentadas pela empresa, o Ponto de Equilíbrio Contábil e o Ponto de Equilíbrio Financeiro do mês de 01/20×1 correspondem, respectivamente (em unidades):
Alternativas
Alternativa 1 – 580 e 560.
Alternativa 2 – 400 e 386.
Alternativa 3 – 540 e 560.
Alternativa 4 – 360 e 340.
Alternativa 5 – 250 e 350.
QUESTÃO 8
As vantagens de conhecer as margens de contribuição de cada produto ou linha de produtos podem ser resumidas nos seguintes aspectos:
– A margem de contribuição ajuda a empresa a decidir que mercadorias merecem maior esforço de vendas e qual será o preço mínimo para promoções. – As margens de contribuição são essenciais para auxiliar a administração da empresa a decidir pela manutenção ou não de determinados produtos, pela manutenção ou não de determinada filial.
– As margens de contribuição podem ser usadas também para avaliar alternativas de reduzir preços e aumentar o volume de vendas.
– A margem de contribuição é utilizada também para determinar o ponto de equilíbrio da empresa.
Fonte: CREPALDI, S. A.; CREPALDI, G. S. Contabilidade de Custos. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2023.
Neste contexto, a Cia Industrial Zeta, produz e comercializa o produto X e apresentou os seguintes dados financeiros referentes ao mês 01/20×1:
Com base nas informações apresentadas pela empresa, calcule a margem de contribuição unitária. Em seguida, assinale o valor correspondente:
Alternativas
Alternativa 1 – R$ 19,50.
Alternativa 2 – R$ 32,50.
Alternativa 3 – R$ 28,00.
Alternativa 4 – R$ 17,50.
Alternativa 5 – R$ 13,00.
QUESTÃO 9
Na dinâmica complexa do mercado, a definição do preço de venda de produtos e serviços não ocorre em um vácuo, mas é influenciada por uma série de fatores externos. A percepção dos consumidores sobre o valor do produto, junto à sua disposição para comprar a determinados preços, pode moldar as estratégias de precificação das empresas. Assim, entender como a concorrência e a demanda influenciam a fixação de preços é essencial para uma gestão eficaz dos custos e uma estratégia de precificação competitiva.
Acerca da interdependência entre a formação de preços e o contexto concorrencial e de demanda, analise as sentenças a seguir:
I. Na formação de preços de produtos e serviços, é importante considerar a dinâmica competitiva do mercado. A análise da concorrência desempenha um papel fundamental, pois os preços praticados pelos concorrentes podem influenciar diretamente a estratégia de precificação da empresa.
II. A precificação é inteiramente independente da estrutura de mercado e da concorrência.
III. A demanda por produtos e serviços é um elemento crucial na determinação dos preços de venda. A quantidade de consumidores dispostos a adquirir um produto a determinados preços afeta diretamente a estratégia de precificação das empresas. Variações na demanda podem levar a ajustes nos preços conforme a oferta e a procura no mercado.
IV. A elasticidade-preço é um conceito essencial na gestão de preços e não pode ser ignorada na estratégia de precificação. A elasticidade-preço mede a sensibilidade da demanda a mudanças nos preços, auxiliando as empresas a compreender como as alterações nos preços afetam a demanda e, consequentemente, as vendas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 10
Entende-se por custo um “gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços”. Além disso, a literatura ressalta que o custo é o somatório dos bens e serviços consumidos ou utilizados na produção de novos bens ou serviços, traduzidos em unidades monetárias.
FERRAZ, R. R. N.; NERI, A. S. C.; BARBOSA, E. C.; SILVA, M. V. C. da. Implantação de estratégia de rateio para identificação do custo em clínica multidisciplinar. Einstein, v. 15, n. 2, p. 206-211, 2017.
Cabe ressaltar que, os empreendedores podem julgar mais adequado efetuar a divisão pela quantidade de peças produzidas, isto é, foi escolhido um critério de rateio, um método de divisão. Toda vez que um critério de rateio tiver de ser empregado para alocar custos a um produto, será indireto e, certamente, gerará imprecisão do valor alocado. A partir das informações apresentadas no texto, sobre o tema custos indiretos de fabricação e critério de rateio, avalie as afirmações a seguir.
- Materiais: são considerados recursos tangíveis utilizados na fabricação.
- Custos Indiretos de Fabricação: são gastos compartilhados, ou seja, utilizados de forma comum e ao mesmo tempo por vários produtos, departamentos ou linha de produção.
III. A mão de obra, pessoal, recursos humanos, entre outras nomenclaturas, dizem respeito ao levantamento dos recursos gastos nas operações de gestão e de operacionalização dos produtos durante seu processo de transformação, desde a saída das matérias-primas do estoque até o seu retorno como produto acabado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.