TEXTO 1
Ao ingressar no ensino superior, o estudante se depara com diversas situações novas, problemas que precisará resolver rotineiramente, relacionamentos interpessoais com colegas, professores, funcionários e gestores, além de um nível de exigência e sobrecarga de atividades com os quais não estava acostumado no ensino médio. Apesar de muitos desses fatores estarem fora do controle do estudante, é possível que ele aprenda a se comportar de modo a lidar com os dificultadores existentes nesse contexto e se adaptar ao ensino superior de modo mais satisfatório, diminuindo os prejuízos à sua saúde mental e consequências como abandono do curso, desmotivação e baixo desempenho acadêmico.
TEXTO 2
A análise da adaptação a ambientes de alta demanda tem sido um tema relevante na literatura científica. Estudos em contextos organizacionais indicam que profissionais expostos a situações de alta pressão frequentemente desenvolvem quadros de ansiedade e estresse, impactando sua produtividade e bem-estar. Modelos de suporte psicológico e capacitação têm sido propostos como estratégias para mitigar esses efeitos, enfatizando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e técnicas de enfrentamento diante de desafios do ambiente de trabalho.
Fonte: TSAHÃO, F. T.; KIENEN, N. Adaptação e saúde mental do estudante universitário: revisão sistemática da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, [s. l.], v. 25, p. e224238, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/tdnsrZFwKyb53nvNZG79p9n/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 fev. 2025.
Considerando os textos apresentados, sobre a adaptação, analise as afirmativas a seguir.
I. O processo de adaptação ao ensino superior envolve desafios que podem afetar a saúde mental do estudante, sendo necessário desenvolver estratégias para minimizar os impactos negativos.
II. O desempenho acadêmico pode ser afetado por fatores emocionais e pela falta de repertórios adequados para lidar com as exigências do ensino superior.
III. Profissionais em ambientes organizacionais estressantes devem adotar estratégias que os ajudem a lidar com situações de alta demanda, semelhante ao que ocorre no contexto acadêmico.
IV. A sobrecarga acadêmica e os desafios interpessoais são fatores que impactam a adaptação ao ensino superior, podendo contribuir para o abandono do curso.
V. A literatura científica sobre a adaptação ao ensino superior se concentra exclusivamente na identificação de dificuldades dos estudantes, sem propor soluções ou intervenções.
É correto o que se afirma em: