FORMULÁRIO PARA DIGITAR SUA ATIVIDADE
Pós-Graduando: NOME COMPLETO |
RA (Registro Acadêmico): XXXXXX-4 |
Curso: Pós graduação em XXXXX |
Orientações gerais
-
- Todos os campos de identificação acima deverão ser devidamente preenchidos, bem como os itens apontados ao longo do arquivo, que compõem a sua proposta;
- O aluno deverá, obrigatoriamente, utilizar este formulário para enviar o PORTFÓLIO salvo em PDF, na etapa correspondente no Studeo. O sistema permite o envio de apenas UM arquivo, por isso, é necessário que constem todas as informações de seu projeto neste documento PDF;
- Após digitar seu trabalho, exclua as orientações.
- Esta é uma atividade INDIVIDUAL, INÉDITA, em caso de plágio (cópia indevida), será zerada;
- Procure argumentar de forma clara e objetiva. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, referencie conforme as normas da ABNT (As normas estão disponíveis no ambiente da disciplina em “Arquivos > Material da disciplina ou Livro Digital”);
- Formatação exigida no documento Word: Margens esquerda e superior de 3 cm e margens direita e inferior de 2 cm, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 e alinhamento justificado, recuo no início de cada parágrafo de 1,25 cm.
- O arquivo deverá conter, obrigatoriamente, no mínimo 3 e no máximo 6 páginas.
INSIRA O TÍTULO DO SEU PROJETO AQUI
FRAMEWORK - FERRAMENTA ÁGIL
Apresentar o template (quadro abaixo) preenchido com as informações que expôs graficamente o trabalho como um todo, substituindo os textos ali presentes, por informações referentes ao seu portfólio, como se fosse o resumo. Caso opte por outro template do PPT(Power Point), após escolher UM framework, salvar o arquivo como imagem no formato JPEG e inserir aqui.
Figura 01 - Ferramenta Ágil: Kaizen
Fonte: o autor (2023).
ANÁLISE PRELIMINAR: PROBLEMÁTICA E PROPOSTA DE SOLUÇÃO
Na síntese, o aluno deve apresentar a problematização, com o tema de seu trabalho e o problema a ser analisado.
Deverá realizar a significação, apresentando o objetivo de sua proposta e a estratégia para solucionar o problema.
E, por fim, a experimentação, na qual o estudante apresentará uma possível solução empírica, mesmo que ainda sem base alguma. Aqui nesse momento, o estudante coloca sua ideia de solução previamente pensada.
CONTEXTUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA
Neste item, apresente uma reflexão sobre o contexto que o motivou a estudar esse tema, isto é, o que despertou o seu interesse por esse assunto (sua atuação profissional, seus estudos na graduação, ideias que você teve a partir dos estudos realizados durante a pós-graduação, etc.), por quais motivos você decidiu se dedicar a esta problemática e propor uma solução para este problema em específico. Com base na proposta de solução e de experimentação, o estudante inicia a busca por validação mercadológica e teórica refletindo se sua ideia é exequível ou se já foi aplicada em outras situações.
Depois, apresente a conceitualização da situação problema, exponha o público-alvo de sua proposta. Para isso, você pode recorrer a estudiosos e teóricos que discutem o assunto, bem como a pesquisas de mercado e dados de pesquisa porém, fundamente sua proposta de forma objetiva, breve, utilizando apenas os principais conceitos apresentados por eles , evite utilizar termos técnicos, e incluir muitas citações no texto.
Aqui, o aluno deverá trazer teorias e conceitos que justifiquem sua ideia de solução, trazer exemplos do mesmo ou de outros segmentos que utilizaram solução semelhante (benchmarking) e realizar uma busca de validação com fatos e dados. Se o projeto foi, de fato, implementado, indique onde isso aconteceu; se não foi, aponte ambientes nos quais ele poderia ser aplicado.
PROPOSTA CRIATIVA E ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS/ESPERADOS
Neste tópico, exponha qual a ação tomada como proposta criativa/inovadora para solucionar ou amenizar os efeitos do problema apresentado e justifique a viabilidade desta, ou seja, argumente sobre os motivos pelos quais você acredita que sua proposta é capaz de solucionar o problema eleito para análise.
Construa aqui, as etapas (steps) para aplicação da proposta de solução para o problema. Baseado em um cronograma de execução, listando como se daria a implementação dessa proposta ou como se corrige o problema.
Se existe um problema percebido, se sugeriu-se uma solução, se verificou-se a validade/exequibilidade da solução. Este é o momento de apresentar o plano de ação para a implementação de sua proposta, com as entregas em steps (passo-a-passo).
Para finalizar, faça uma breve avaliação da sua proposta. Se você, de fato, aplicou o projeto, após sua execução, reflita sobre os resultados obtidos e exponha, de forma breve, quais são suas vantagens e oportunidades de melhoria. Se você não aplicou, apresente os benefícios do projeto, bem como as possíveis limitações de sua proposta. Exponha o que e como se espera com os resultados. Importante apresentar se a ideia de solução apresentada inicialmente fora integralmente validada ou se após a busca teórica e elaboração de estratégia de implementação foi percebida a necessidade de adaptação. Ou seja, a experimentação da ideia de forma empírica, sofreu alteração após o aprofundamento dos estudos? Houve mudança de percepção do estudante?
PITCH (VÍDEO DE ATÉ 5 MINUTOS - OPCIONAL)
Fica a critério do aluno elaborar esse item, se optar por não fazer poderá excluir essa etapa do trabalho.
Neste tópico opcional, o aluno poderá enviar o link do vídeo, com a apresentação da sua proposta. Há diversas ferramentas e aplicativos que podem ser usados para gravar os vídeos ou áudios com a apresentação dos slides:
- Power Point, na versão atual, grava vídeo e áudio com os slides.
- OBS Studio: gravação de tela - slide, juntamente com a webcam.
- App no IOS ou Android: Elite Teleprompter, grava vídeos com o texto ao lado para leitura (texto fica invisível na gravação).
REFERÊNCIAS
Neste item, apresente, seguindo as normas da ABNT, as referências das pesquisas citadas durante o desenvolvimento do trabalho, conforme exemplo abaixo:
UNICESUMAR. Referencial de Boas Práticas de Metodologia Imersiva, 2019. Disponível em <http://ref-metodologia-imersiva.webflow.io/> Acesso em jul 2021.
Neste item, apresente, seguindo as normas da ABNT, as referências das pesquisas citadas durante o desenvolvimento do trabalho.
Exemplos de referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: insira o link que você acessou a BNCC. Aceso em: dia mês. Ano.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, DF: 2006.
BÍBLIA, Português. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev. e atualizada no Brasil. Brasília: Sociedade Bíblia do Brasil, 1969.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
RIBEIRO, Maria Rosânia Mattioli. Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.